TITÃ


Titã é a maior lua de Saturno e a segunda maior de todo o sistema solar, depois de Ganímedes, tendo quase 1 vez e meia o tamanho da nossa Lua. É maior que um planeta do Sistema Solar: Mercúrio; caso orbitasse o Sol seria um planeta por direito próprio.

Esta é a única lua no sistema solar a ter uma atmosfera densa, sendo até mais densa que a da Terra. Pensa-se que possui lagos de hidrocarbonetos, vulcões gelados, e que o metano comporta-se quase como a água na Terra, evaporando e chovendo num ciclo interminável. Titã é um mundo que se manteve oculto até muito recentemente, coberto por uma neblina densa e alaranjada.

Em Janeiro de 2005, foi lançada a sonda Huygens por entre a neblina, que tirou as primeiras fotografias da superfície de Titã, mas devido ao nevoeiro, e mesmo com fotografias muito ficou por saber. Esta sonda levou consigo um milhão de mensagens de pessoas à volta do mundo. As mensagens foram enviadas pela Internet, gravadas num CD-ROM e lançadas com a sonda em 1997, e poderão permanecer no solo titânico durante milhões de anos e serem descobertas por turistas espaciais do futuro.

o que são as luas?

VEJA AS MELHORE RESPASTAS DA NET:
Luas são pedaços de qualquer coisa que giram em torno de planetas.



A Lua é um satélite natural do planeta Terra, não existem outras luas e sim outros satélites naturais de outros planetas.

São corpos celestes mortos...ou seja, um Orbe!!!

A Lua é o único satélite natural da Terra. Vista da Terra apresenta fases e tem sempre a mesma face virada para a Terra. O período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos.

As luas (com ele minúsculo) ou satélites são, por definição, corpos de orbitam planetas. Nós as chamamos de luas para relacioná-las com a nossa Lua (com ele maiúsculo).

Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite da Terra.

Porém, algumas luas são maiores que alguns planetas principais, como Ganímedes e Titã, satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente, que são maiores que Mercúrio . Assim sendo estes satélites, se orbitassem o Sol, seriam mundos de pleno direito. Apesar disso, existem outros satélites que são muito menores e têm menos de 5 km de diâmetro, como várias luas do planeta Júpiter.

planeta x


O "planeta X" é um suposto corpo celeste do sistema solar cuja órbita estaria além da de Netuno. Neste caso, X é a letra x (incógnita, em matemática) e não o número romano 10. Quando do surgimento desta conjectura, no século XIX, alguns astrônomos propuseram que irregularidades observadas na órbita de Netuno e de outros gigantes gasosos pudessem ser causadas por este planeta hipotético. Isto foi motivado pela descoberta do próprio Netuno, cuja órbita e massa foram previstas com base nas observações das perturbações orbitais de Urano.

O sobrevôo de Netuno pela sonda espacial Voyager 2 permitiu a obtenção de uma medição mais precisa para a massa deste planeta. Cálculos posteriores, baseados no novo valor para a massa, demonstraram que as irregularidades orbitais na verdade não existiam

TERIZINOSSAURO


O therizinossauro (Therizinosaurus cheloniformis, do latim "lagarto foice") foi uma espécie de dinossauro mais provavelmente herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media de 7 a 12 metros de comprimento, 4 ou 5 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas.

O therizinossauro viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados no Deserto de Góbi, Mongólia. Faz parte de um seleto grupo de terópodos herbívoros, no caso, segundo as pesquisas feitas, o therizinossauro era um dinossauro carnívoro a princípio, mas que estava evoluindo para se adaptar a uma alimentação herbívora, por isso em seu corpo estão presentes garras de carnívoros e outros traços comuns nos terópodos.

Embora não tenham sido encontrados esqueletos completos de therizinossauros adultos, muitos ovos foram encontrados fossilizados, permitindo aos paleontólogos conhecer claramente todos os traços do corpo desse dinossauro. Existe também a possibilidade do therizinossauro ter tido penas em seu corpo, mas nada foi comprovado até então.

Este foi, com certeza, um dos dinossauros mais exóticos que já existiram. Além dos braços enormes, cada um com 1,9 metro, possuía as maiores garras já encontradas no planeta, com 80 cm cada.