o que são as luas?

VEJA AS MELHORE RESPASTAS DA NET:
Luas são pedaços de qualquer coisa que giram em torno de planetas.



A Lua é um satélite natural do planeta Terra, não existem outras luas e sim outros satélites naturais de outros planetas.

São corpos celestes mortos...ou seja, um Orbe!!!

A Lua é o único satélite natural da Terra. Vista da Terra apresenta fases e tem sempre a mesma face virada para a Terra. O período de rotação é igual ao período de translação. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afectada pelas colisões com meteoritos.

As luas (com ele minúsculo) ou satélites são, por definição, corpos de orbitam planetas. Nós as chamamos de luas para relacioná-las com a nossa Lua (com ele maiúsculo).

Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite da Terra.

Porém, algumas luas são maiores que alguns planetas principais, como Ganímedes e Titã, satélites de Júpiter e Saturno, respectivamente, que são maiores que Mercúrio . Assim sendo estes satélites, se orbitassem o Sol, seriam mundos de pleno direito. Apesar disso, existem outros satélites que são muito menores e têm menos de 5 km de diâmetro, como várias luas do planeta Júpiter.

0 comentários: