Toxodonte


O toxodonte (Toxodon platensis) habitou a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolivia e Brasil do final do Plioseno até época relativamente recente. Toxodon significa "dente de flecha" e platensis provavelmente relacionado a Plata, da Argentina. Seus foseis já foram encontrados em associação com pontas de flechas, o que indica que sua extinção pode estar relacionada à caça movida pelos primeiros indígenas da America do Sul.

De tamanho comparável ao de um rinoceronte (1300 kg para 3 m de comprimento mais 50 cm de cauda), foi o último representante de um grupo de mamiferos com cascos exclusivo da America do Sul, os notoungulados. O crânio tinha 70 cm de comprimento e a dentição era característica de animais de pasto. Já se acreditou que havia sido um animal anfibio, mas as proporções do fêmur e da tíbia e a posição da cabeça são típicas de animais terrestres como os elefantes e os rinocerontes, e seus fósseis têm sido encontrados tanto em regiões áridas e semiáridas quanto em regiões úmidas, o que indica que seus hábitos eram fundamentalmente terrestres.

Charles Darwin estudou fósseis de toxodonte enquanto visitava a América do Sul, na sua viagem no HMS.

DEINOSUCHUS


O Deinosuchus é um gênero extinto de crocodilo do Cretáceo que viveu na América do Norte. Pensaram durante várias décadas que ele era o maior crocodiliano que já viveu na Terra. O Deinosuchus é conhecido principalmente do material do crânio, e os estudos recentes reduziram o seu comprimento previsto. Alguns outros crocodilianos gigantescos, inclusive Sarcosuchus, Purussaurus e Rhamphosuchus, foram comparações tão ou mais grandes, mas exatamente é difícil saber como o Sarcosuchus é a única espécie conhecida de um esqueleto basicamente-completo.