clonagem



Um grupo de cientistas dos EUA anunciou ter conseguido obter o primeiro embrião clonado a partir de uma célula humana adulta.

Em um artigo científico publicado na revista "Stem Cell", cientistas da empresa de biotecnologia Stemagen, de La Jolla (Califórnia), descreveram como foram criados cinco clones, um deles com autenticidade já atestada por um centro de pesquisa independente da empresa.

Embriões humanos clonados já haviam sido obtidos por meio estimulação de óvulos ou com o uso de células embrionárias, mas a clonagem a partir de uma célula adulta abre caminho para aquilo que os pesquisadores mais almejam: obter linhagens de células-tronco de grande potencial terapêutico e para uso em pesquisa.

As células-tronco embrionárias humanas são consideradas uma grande promessa da medicina porque são pluripotentes: têm a capacidade de se diferenciar em qualquer tecido do organismo. Produzir e "domar" essas células poderia, no futuro, levar ao tratamento de doenças hoje incuráveis, como o mal de Parkinson, o diabetes e lesões de medula.

Células-tronco produzidas a partir de um clone humano poderiam levar a tratamentos "sob medida" para o doente, sem risco de rejeição -já que seriam feitas com o material genético dele.

Este passo crucial, porém, ainda não foi dado pelos cientistas da Stemagen, que é ligada a uma clínica de fertilidade.

De qualquer forma, o estudo foi visto por alguns cientistas como sinal de que o campo de pesquisa está finalmente conseguindo obter resultados e se recuperar do baque que sofreu em 2005. Naquele ano, o cientista coreano Hwang Woo-Suk anunciou a obtenção de células-tronco a partir de embriões clonados, mas o experimento se revelou uma fraude depois.

O novo trabalho foi apresentado como um desabafo. "Esperamos que ele seja uma espécie de virada para muitos outros estudos", diz Andrew French, cientista que liderou o experimento na Califórnia.

O grupo construiu os clones a partir de células de pele de dois cientistas da equipe e de óvulos doados voluntariamente por mulheres de casais que passavam por tratamento de fertilidade.

O método adotado por French para produzir os clones foi basicamente o mesmo que gerou a ovelha clonada Dolly, em 1996, mas teve de ser aprimorado, já que em humanos e outros primatas existem complicações técnicas adicionais.

Sem células-tronco

Apesar de o experimento da Stemagen ter sido recebido com impacto, alguns cientistas questionaram se ele deve ser tratado como um avanço significativo na área, já que os americanos da Stemagen não conseguiram obter nenhuma linhagem de células tronco.

"Acho difícil determinar o que foi substancialmente novo", disse Douglas Melton, do Instituto de Células-Tronco de Harvard. Para ele, o próximo grande avanço no campo teria sido mesmo a criação de uma linhagem de células embrionárias a partir de um clone. "Isso ainda está por ser feito (...) mas é só uma questão de tempo antes que algum grupo consiga."

0 comentários: